Euro 2012 - Dia 1

sábado, 9 de junho de 2012


Depois de muitos dias de espera, finalmente a bola rolou no EURO 2012. Em dois estádios da Polónia, a Grécia quase repetia a proeza de 2004, enquanto a Rússia deu um importante passo para ser uma das boas surpresas da prova.

Cheguei a casa depois de mais um dia de trabalho e já a Polónia vencia os gregos, por 1-0, valendo o golo, inevitavelmente, digo eu, de robert LEWANDOWSKI. Certo é que a partir do momento em que liguei a televisão, a seleção da casa praticamente não se aproximou da baliza de kostas CHALKIAS, mas em contrapartida o central helénico sokratis PAPASTATHOPOULOS ia expulso muito perto do intervalo, fruto de 2 cartões amarelos precipitados, deixando a equipa de FERNANDO SANTOS em pior situação.

Para o segundo tempo, o técnico portugês arriscou e acertou na mouche. Perante uma Polónia que ia tentar manter o 1-0, SANTOS tirou o extremo irreverente sotiris NINIS, algo apagado e vindo de lesão, e colocou na mesma posição o rápido avançado dimitris SALPINGIDIS, o que permitiu o aparecimento de mais um jogador na área, junto de georgios SAMARAS e theofanis GEKAS. E é precisamente dessa forma e através do jogador do PAOK, não só, que a seleção campeã europeia em 2004 fez o empate, mas também conquistou a grande penalidade que resultaría na expulsão do guardião wojciech SZCZESNY. No entanto, no penálti os deuses foram polacos e przemislaw TYTON parou o remate do giorgos KARAGOUNIS afastando da memória de muita gente, a estreia da Grécia no EURO 2004.

Numa partida em que o empate se ajusta, o 'jovem' de 35 anos KARAGOUNIS e SALPINGIDIS foram as figuras, enquanto na equipa de franciszek SMUDA, TYTON e o lateral direito luklasz PISZCZEK foram os destaques.
Já o jogo entre a Rússia e a República Checa foi visto a momentos. Mesmo assim deu para perceber que o treinador russo dick ADVOCAAT, respeitou a herança de guus HIDDINK e com um forte meio campo, liderado por andrei ARSHAVIN, e com um venenoso ataque, controlou por completo a formação de michal BÍLEK. À meia hora de jogo, já os russos venciam por 2-0, em duas boas jogadas concluídas com golos do promissor alan DZAGOEV e do também médio roman SHIROKOV. Com um tomás ROSICKY algo apagado, petr JIRÁCEK tentou pegar no jogo checo, e já depois do jogador do FC VIKTORIA PLZEN václav PILAR ter reduzido, DZAGOEV, após grande receção de bola, bisou e devolveu a vantagem de dois golos à Russia.

Com a vitória praticamente assegurada, o melhor momento ficaría guardado para o minuto 88, onde roman PAVLYUCHENKO tirou um coelho da cartola e depois de um ótimo trabalho individual bateu o desolado petr CECH, pela quarta vez.

A seleção russa mostrou assim que é equipa a ter em conta neste EUROPEU 2012, enquanto quase se adivinha que gregos e polacos irão disputar a outra vaga para o apuramento. 

0 bolas ao poste:

Enviar um comentário