Euro 2012 - Dia 18 (Alemanha - Itália)

quarta-feira, 11 de julho de 2012


Depois de uma meia-final, entre Portugal e Espanha, decidida apenas nos penalties, a Itália superiorizou-se à favorita Alemanha, mantendo a tradição e alcançou a desejada final.

E quem começou melhor até foram os germânicos. Por três vezes, no primeiro quarto de hora de partida, a equipa de joachim LÖW esteve perto do golo, mas tanto a falta de acerto dos seus avançados como as intervenções de gianluigi BUFFON, foram anulando essas pretenções.

A Itália não se desmoronou e aguentou, equilibrada, a forte entrada alemã, acabando mesmo por se adiantar no marcador, praticamente na primeira vez que chegou à baliza. Antonio CASSANO, na esquerda, tirou um coelho da cartola, deixando nas covas mats HUMMELS, e cruzou para mario BALOTELLI, de cabeça e perante a apatia de holger BADSTUBER, fazer o 1-0.

Depois de 15 jogos sempre a vencer a Alemanha tinha um enorme teste pela frente e, pior que ter sofrido o golo por volta dos 20 minutos, foi o facto de não ter conseguido reagir. Com a estratégia muito bem montada, cesare PRANDELLI preencheu o meio campo e foi tendo bola enquanto, na frente, CASSANO e BALOTELLI iam chegando para as encomendas.

Com o jogo controlado e com os alemães desorganizados, quer na defesa, quer no meio campo, a Itália aproveitou e na resposta a um pontapé de canto para a 'mannschaft', a bola chegou a riccardo MONTOLIVO que, com um grande passe, serviu BALOTELLI. O avançado do MANCHESTER CITY FC correu 20 metros com a bola e, à entrada da área, rematou sem hipótese de defesa para manuel NEUER.

E depois de uns últimos 15 minutos sofríveis, ao intervalo, LÖW não perdeu tempo. Tirou os apagados lukas PODOLSKI e mario GÓMEZ e colocou em campo marco REUS e miroslav KLOSE. Apesar de quase nada ter mudado tacticamente a segunda parte foi diferente.

BALOTELLI foi o heroi da meia final.

A Alemanha, entrou melhor, com REUS a dar trabalho à defesa italiana e com mesut ÖZIL mais solto, e logo aos 50 minutos foi philipp LAHM que quase marcou. A Itália baixou então as linhas, resguardando-se mais perto da sua área, e já depois de o avançado, CASSANO, ter dado o seu lugar a alessandro DIAMANTE, um médio, foi BUFFON quem evitou o golo.

Na 'squadra azzurra' MONTOLIVO e BALOTELLI, o homem do jogo, deram também eles o lugar a thiago MOTTA e a antonio DI NATALE, enquanto o técnico alemão arriscava tudo ao colocar thomas MÜLLER no lugar de jérôme BOATENG. 

Aproveitando o forte povoamento no meio campo e a deficiência alemã na construção de jogo, a Itália voltou a equilibrar e foi mantendo a posse de bola. Andrea PIRLO esteve mais uma vez fantástico, como daniele DE ROSSI e, na frente, eram claudio MARCHISIO, DIAMANTI e DI NATALE que, à vez, iam criando perigo para a baliza de NEUER.

Mesmo assim, e quando menos se esperava, numa jogada aparentemente inofensiva, o françês stephane LANNOY lá deu a oportunidade para a Alemanha reduzir. De penalti, ÖZIL não falhou e por dois minutos ainda deu esperança aos seus adeptos. Esperança transformada em tristeza pouco depois.

Os alemães terminam assim a sua participação no EURO 2012, a prova onde eram apontados como favoritos. Quanto à melhor Itália dos últimos anos, carimbou assim a passagem à final de Kiev, onde vai defrontar a Espanha. E onde se espera que, tal como neste jogo, BUFFON, PIRLO e BALOTELLI estejam em grande.

0 bolas ao poste:

Enviar um comentário