Desabafos de um preterido

quinta-feira, 19 de abril de 2012


Em entrevista dada ao jornal “O Jogo”, na edição de segunda-feira, o colombiano freddy GUARÍN, jogador emprestado pelo FC PORTO aos italianos do INTER DE MILÃO, afirmou entre outras coisas, que o compatriota JAMES rodríguez «é bom de mais para Portugal» e que «não é normal» o próprio GUARÍN «trabalhar bem e perder assim a titularidade». Sinceramente, isto causa-me alguma confusão... e até algum desagrado.


Freddy GUARÍN chegou ao FC PORTO em 2008, vindo dos franceses do AS SAINT-ÉTIENNE, clube que o tinha contratado duas temporadas antes ao CA BOCA JUNIORES da Argentina. E se quando chegou à cidade invicta tinha apenas 3 títulos oficiais, todos pelo BOCA, GUARÍN deixou o FC PORTO com 12 troféus no palmarés. São mais 9 conquistas, em apenas três temporadas e meia. E atendendo à possibilidade dos azuis e brancos poderem revalidar o título, mesmo jogando com a camisola do INTER, mais uma medalha pode estar a caminho.

Por isso não entendo muito bem o que quer o colombiano. Em Portugal, e apesar de ter uma grande qualidade, nunca foi jogador que me enchesse as medidas. Remata bem, tem qualidade ao nível de passe, é certo, mas é também um jogador que desmotiva com demasiada facilidade e em que a entrega ao jogo está dependente de várias situações como a titularidade. Compreensivelmente tapado no meio campo por FERNANDO e joão MOUTINHO, GUARÍN perdeu então o estatuto, amuou e quis sair para Itália, para seguir o ‘sonho’ de ingressar estranhamente num clube em crise. Penso mesmo que para o atleta sair do FC PORTO e do futebol português era tanto ou mais importante que jogar no INTER, mas quem sou eu...

Certo é, que o médio tem mesmo que convencer para ficar em Itália, pois o que os ‘nerazzurri’ têm que pagar para a requisição a título definitivo são ‘apenas’ uns 13 milhões, caso contrário terá um regresso nada fácil ao Dragão. Arrisco-me a dizer, até pelo que vejo no seu currículo, que na realidade o futebol em Portugal é bom demais para um jogador ‘pachorrento’ como é Guarín.

0 bolas ao poste:

Enviar um comentário