Record da insensatez (1)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CLASSIFICAÇÃO (CORRETA) DA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

Muito se falou, aquando do empate do SL BENFICA no estádio do DRAGÃO, e volta-se agora a falar após esta nova igualdade pontual entre águias e dragões, na verdadeira classificação da liga.
É que se para a maioria, como o jornal O JOGO, A BOLA, e o próprio organismo que tutela o campeonato nacional, o FC PORTO leva vantagem, para outros, como o jornal desportivo RECORD, são os encarnados que seguem na frente.
Nunca pus, pessoalmente, em causa a credibilidade deste órgão de informação, nem a inteligência e responsabilidade profissional dos seus subscritores, até porque estou registado no site do referido jornal e sou mesmo um leitor assíduo, no qual gosto essencialmente de ler as opiniões sobre todos os assuntos relacionados com o futebol nacional, mas não deixo de ficar espantado com tal insensatez. Mesmo lendo a nota de rodapé:

“Desempates feitos segundo os critérios finais da Liga e não só pela diferença de golos”

Segundo pude apurar pelos regulamentos da LPFP, o nº 3 do artigo 13 é bem explícito no que concerne à classificação no final de cada jornada.

REGULAMENTO DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS
PELA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL
(Com as alterações aprovadas na Assembleia Geral Extraordinária de 27 de Junho de 2011)

Artigo 13.º
Desempate em caso de igualdade de pontos
1. Para estabelecimento da classificação geral dos clubes que, no final das competições a disputar por pontos, se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a. Número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b. Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c. Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d. Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e. Maior número de vitórias em toda a competição;
f. Maior número de golos marcados em toda a competição.
3. Para estabelecimento de classificação dos clubes em cada jornada serão aplicáveis, para efeitos de desempate, os critérios previstos nas alíneas d), e) e f) do anterior n.º 1.

Como podem verificar, é de fácil compreensão o modo de ordenar as equipas, mas contudo, este diário decide alterar as 2 equipas e colocar o SL BENFICA na frente.

Sempre ouvi falar da afectação deste jornal por esse clube, notando-se por vezes a tentativa de isenção, aqui ou ali mal disfarçada, como neste caso.

Tendo em conta que fui, sou e serei um leitor assíduo deste jornal, fica aqui uma crítica no que eu acho ser uma forma de agradar à maior “fatia” de leitores e não de seguir os regulamentos. Bem sabemos que vivemos do mercado e para o mercado, mas há coisas que não podemos deturpar.
E a três dias de todas as dúvidas sobre este assunto serem desfeitas, fica para a história o seu... a seu dono.

1 bolas ao poste:

  1. Anónimo disse...:

    MUITO BEM DITO... RECORD DA TRETA :)

Enviar um comentário